sábado, 3 de novembro de 2007

Comentários sobre a Prova de BVI (P2-Fungos)

Q1- Desenhar a a hifa e destacar poro, parede, septo, spitzenkorper, p.ex

Q2- Explicar a conformação circular dos corpos de frutificação, destacando crescimento radial do micélio, estímulo hormonal, desenvolvimento nas hifas em crescimento

Q3- spitzenkorper: organela que atua como centro de distribuição de vesículas

Q4- Pode ser, por ex., o esquema de fusão de hifas dos zigomicetos, formando um zigoto diplóide, ou a fusão de gametas dos chitridiomicetos, ou um esquema fictício que envolva um processo de reprodução sexuada que faça sentido.

Q5- Crescimento apical da hifa, direcionamento de vesículas para a parede pelo spitzenkorper, secreção de enzimas

Q6- fungo dimórfico apresenta-se como levedura ou micelial, de acordo com a variação do meio. Leveduras apresentam-se sempre na forma leveduriforme, independente das condições do meio.

Q7- Em condições favoráveis, as leveduras se reproduzem assexuadamente e colonizam o ambiente com rapidez, gerando indivíduos idênticos que crescem bem naquelas condições. em condições desfavoráveis a reprodução sexuada aumenta a variabilidade genética e cria formas de resistência ao meio adverso (esporos).

Q8- Mostrar a diferença na clivagem, dividindo a célula ao meio (fissão) ou com o destaque de uma porção menor (brotamento). ação das septinas na formação do septo ou estrangulamento. Algumas pessoas desenharam BROTAMENTO EM HIFAS. ISTO NÃO OCORRE EM FUNGOS!

Q9- Os fungos não possuem tecidos verdadeiros nem clorofila (A e C, "F"). Possuem sim glicogênio, quitina, e na reprodução sexuada sempre há troca de material genético oriundo de 2 indivíduos diferentes (demais "V")

Q10- Ambientes ricos em carboidratos. Aceitei outras opções como ambientes com matéria orgânica em decomposição, produtos industrializados ricos em açucar e outras coerentes com a noção de abundância de nutrientes.

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